0

Carmem Miranda "A pequena notável"

Carmem Miranda, cujo nome verdadeiro era Maria do Carmo Miranda da Cunha, nasceu em Portugal no dia 9 de fevereiro de 1909 e veio para o Brasil ainda bebê com sua família. Isso todos nós sabemos. Carmem era portuguesa de nascença, mas de alma e coração brasileiros, isto ninguém pode negar. A “pequena notável” como ficou conhecida por causa de sua baixa estatura e grande talento, se tornou uma das maiores estrelas que o mundo conheceu e, sem dúvida, a maior do Brasil! A intenção não é contar aqui a vida da Carmem (quem quiser saber mais sobre a vida da diva pode visitar a página referente à Carmem na wikipédia), mas sim homenagear esta que foi a nossa maior representante.

Ela foi uma artista muito importante para o Brasil. Já no início de 1930, ela tinha amizade com compositores que passaram a admirar seu talento e a promovê-la, mas ela já cantava muito antes disso. Da pensão onde ajudava a mãe com os hóspedes às gravadoras, foi um pulo, fazendo um sucesso estrondoso nas rádios de todo o país. Carmem ficou muito famosa cantando as fofas “marchinhas de carnaval” como, por exemplo “Pra Você Gostar de Mim” (“Taí”), ou ainda, esta que estamos sempre cantarolando:

                                           
Carmem fazia muito sucesso nas rádios, no carnaval e nas casas de show, principalmente nas casas cariocas. Sempre cantava com muita alegria suas dançantes músicas e foi esta imagem que ela nos deixou. Um fato importante que ajudou a consagrá-la foi o seu visual. Um figurino alegre, com muitas cores, balangandãs, o chapéu de frutas, as pulseiras coloridas e as plataformas ficaram famosas em todo o  mundo. Uma baiana muito simpática que alegrava qualquer lugar por onde passasse.

Foi por causa desse talento que os americanos se interessaram por Carmem. Além de admirarem os seus números dançantes, suas características latinas e visual super tropical (é normal ver por aí pessoas vestidas como ela, mas para representar os cubanos ou os países latinos em geral) tinha a tal da “Política da boa vizinhança”, onde os americanos presenteavam os amigos latinos com personagens como o Zé Carioca, para ganhar aliados políticos na segunda guerra mundial, mas essa é um outra história.

A pequena notável fez fama também nos Estados unidos. Seus shows lotavam casas de shows em todo o país, cantava nas rádios e até para o presidente (que na época era Franklin Roosevelt). A linda brasileira/portuguesa passou a ser figura constante na mídia e vida americana. Olhem só alguns exemplos abaixo:

A querida Lucy do famoso programa americano “I Love Lucy” dando uma de carmem Mirada

                                      


http://misslittlecherry.wordpress.com

Deixe seu Comentario